Agenda

Desde a sua fundação em 6 Abril de 1998, e na consecução dos seus objectivos, a TANE TIMOR tem vindo a desenvolver várias iniciativas. Entre as quais lançou o livro “Loron Ida... Era Uma Vez... Once Upon a Time...” escrito por dois dos seus dirigentes e editado pela AJP – “Acção Jovem para a Paz”.

A 20 de Junho de 1999 lançou a Campanha “Liberdade para Xanana ! Liberdade para Timor!”, com várias intervenções culturais e desportivas a par do lançamento de um Postal que foi enviado ao Secretário Geral das Nações Unidas, alertando para o facto de a Consulta Popular agendada para Agosto só ser justa e democrática num clima de Paz, Segurança, Estabilidade e Liberdade.

Proporcionou cursos de:
- “Tétum e Cultura Timorense” (especialmente dirigidos a pessoas que tencionavam ir para Timor-Leste      e ministrados por estudantes universitários timorenses ); 
- “Língua Portuguesa” (especialmente dirigidos a timorenses);
- “Inglês” e 
- “Informática”

A 19 e 20 e Maio de 2002, no Coliseu do Porto, a Tane Timor celebrou a Independência de Timor-Leste com a realização de um evento designado “Viva Timor Independente”, do qual constaram exposições de fotografia e artesanato, a projecção do filme “Timor Lorosae – O Massacre que o mundo não viu”, realizado pela actriz brasileira Lucélia Santos, culminando com um Concerto Musical, onde actuaram a Brigada Victor Jara, o Grupo Timorense Ramelau e Rui Veloso.